Notícias

06 de Outubro de 2018

Projeto Virtudes 2018

O Colégio Dynamis contempla em seu currículo escolar o Projeto Virtudes. É a coluna de sua proposta pedagógica. Sensibilizar o aluno a cuidar, antes de tudo, de si mesmo, depois do irmão e da Mãe Terra, faz parte da missão que a instituição se propõe na construção de uma cultura de justiça social e paz.  A vivência ocorre durante todo o ano letivo, mas é em setembro que as discussões se elevam. Em 2018, a virtude apontada pela diretora pedagógica, Irma Aparecida Lovato Ribeiro, para direcionar o trabalho dos educadores em sala de aula foi a fraternidade, cujo princípio revela: “Somos todos irmãos”.
Para o aprofundamento da temática, as crianças da Educação Infantil e Fundamental I tiveram como referência a vida de um cidadão notável, que se destacou no trato com as pessoas, com a natureza, com os animais e todos os seres vivos. Elas conheceram a história de Francisco de Assis, o ser humano que fraternizou com todas as criaturas tratando-as verdadeiramente como irmãs. O conhecimento também se estendeu na contação de história da biblioteca com uma das obras da coleção “O que cabe no meu mundo”. A envolvente narrativa revelou que a fraternidade possibilita a união entre os povos, tendo como base o respeito. Ela é o remédio para aliviar o sofrimento que hoje vemos no país, já que ao nos tornarmos mais fraternos, caminhamos para longe do ódio e da indiferença e para laços mais próximos entre as pessoas.
No Fundamental II, a discussão foi realizada no Componente Curricular de Ensino Religioso sob orientação do especialista Alexandre Verardi. O educador preparou um ambiente com elementos simbólicos essenciais à vida na terra e propôs uma dinâmica para estudo do tema da Campanha da Fraternidade 2018. Durante o momento apresentou conceitos históricos e filosóficos sobre irmandade, proporciou a reflexão sobre o texto “Espelho da Perfeição” e interpretação da música o “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis. Após a análise das fontes, cada aluno teve a oportunidade de verbalizar a virtude do amigo sentado ao lado e assim construírem a “turma perfeita”, conforme a compreensão sobre o frade perfeito. “Foi uma aula diferente, onde os alunos puderam falar das virtudes uns dos outros e inseri-las no ambiente familiar, escolar, religioso e social, percebendo a importância de serem fraternos (irmãos uns dos outros). A sabedoria franciscana nos inspira a enxergar no próximo, sua beleza, sua luz, sua força e assim buscar a alegria perfeita, reconhecendo que ninguém está sozinho e Deus (transcendente) está sempre conosco", diz ele.

Últimas Notícias