20 de Novembro de 2018

Dia da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, comemorou-se em todo o território nacional o “Dia da Consciência Negra”. A celebração foi instituída pela Lei 12.519 em 10 de novembro de 2011 e faz menção a morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares. A obrigatoriedade, no entanto, do ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as escolas públicas e particulares, foi incluída no calendário escolar em 2003 com a Lei 10.639/03 e sancionada posteriormente pela Lei 11.645/08, acrescentando a história da cultura indígena. O dia não é considerado feriado em todas as regiões do Brasil, mas promove diversas iniciativas para estimular a reflexão sobre a identidade do país, resgatando a cultura africana que por muito tempo fora negada pela historiografia oficial ou contada somente do ponto de vista do colonizador.
Para trabalhar esse marco histórico no Fundamental II, os professores Paula Graciele Carneiro e Dércio Fernando Ferrari incentivaram o protagonismo de seus alunos, convidando-os a se manifestarem a respeito do tema. Segundo informação dos educadores os alunos se posicionaram com letras de músicas, pesquisas, mensagens de conscientização, desenhos e até poesias autorais. “O conhecimento sobre a cultura africana permeia o currículo escolar do 5º ao 9º ano. A ideia foi dar voz aos estudantes que são partícipes da construção da história e tem bagagem suficiente para emitirem opiniões sobre os desdobramentos que os cercam. Me surpreenderam!”, disse Paula.
Já para os pequenos, o momento reflexivo foi realizado com a arte de contar história, próprio da cultura africana. No segmento da Educação Infantil a obra escolhida foi “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado e no Fundamental I a narrativa foi “O mundo no black power de Tayó”, de Kiusam de Oliveira. As literaturas dialogam com questões sobre diversidade, preconceito e autoestima ilustrando o comportamento de duas menininhas que se relacionam com todos a sua volta e com seus ancestrais, valorizando suas raízes.