09 de Dezembro de 2018

Alunos do 8º e 9º ano criam jogos de tabuleiro

No Colégio Dynamis, o componente curricular de Jogos de Raciocínio conta com um acerco de mais de 60 jogos que contextualiza com a história de diversos países. O jogo, segundo diversos pesquisadores, são fontes inesgotáveis de aprendizado, além de oferecerem oportunidades para que os estudantes aproximem dos conteúdos éticos e culturais veiculados na escola.
As aulas envolvem crianças de 4 a 14 anos e abordam temas que dialogam com outras áreas do conhecimento. Na Educação Infantil os jogos promovem o trabalho em grupo e o pensamento lógico. No Fundamental I, as crianças aprendem a resolver problemas, planejar ações, gerenciar recursos e analisar informações. Já os adolescentes constroem relações importantes, fazendo conexões do jogo com a vida real, entendendo que a ética e o controle emocional irão ajudá-los não só na partida, como também na vida.
Para encerrar as atividades de 2018 a professora de jogos, Analides Flávia Caruso Costa, convidou os estudantes do 8º e 9º ano a elaborarem seus próprios tabuleiros colocando em prática regras, conceitos e habilidades sociais e emocionais assimiladas até então. O trabalho seria realizado em equipe e avaliado desde o planejamento até sua aplicação. Segundo a mediadora, o objetivo era incentivar o protagonismo das turmas para que criassem jogos utilizando estratégias, escolhessem o material apropriado, analisassem a proximidade do conteúdo com o público-alvo, e claro, investissem no lúdico! "Foram muito criativos", diz Flávia ao parabenizar as turmas pelo resultado do trabalho.