História

O Colégio Dynamis foi fundado no dia 17 de junho de 1991, com a reunião de quatro professoras preocupadas com a valorização do ser humano e o compromisso de ensinar com competência. As proprietárias Carmem Tereza Sampaio de Marins, Irma Aparecida Lovato Ribeiro, Maria Zilda Zafanelli Simoni e Marlene Castanho Gastaldin ao procurar um nome para a instituição, queriam que nele estivesse embutido o significado que esta nova escola traria para a cidade de Umuarama. “Precisávamos que fosse algo novo, não só externo, mas que sugerisse renovação no interior de cada ser humano”, afirma a diretora pedagógica.
Entre tantos outros, apareceu Dynamis – palavra de origem grega que quer dizer movimento no Ser, força do Espírito – que na inteligência produz conhecimento, na alma, a profundidade e a expansão da plenitude: no coração o amor corajoso.
O nome foi sugerido e batizado pelo Padre José Dantas de Souza, que destacou a letra D e a mesma virou o primeiro logotipo do Colégio Dynamis, em formato de um livro, criado por Fabiana Nemer Zafanelli.
Atualmente o símbolo representa livros abertos. Livros que permitem o acesso da criança e do jovem ao mundo letrado e a possibilidade da criação e produção acadêmica. Eles estão abertos com o intuito de demonstrar que o conhecimento não é estático, nem acabado, mas está em constante mudança, recebendo ou fazendo trocas de novos saberes.


O Colégio Dynamis está situado na Rua São Vicente, 3807 – Jardim Europa, do Município de Umuarama e atende desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.