Dicas de leitura

Por que o jogo é importante para as crianças?
Criança adora correr, pular, saltar… Ninguém tem dúvida disso. Mas é importante reservar um tempo no dia a dia para que a criança pequena possa participar de jogos que estimulem várias habilidades, como concentração e raciocínio lógico, mantendo-se no seu lugar, em um ambiente tranquilo.
O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio dele, é possível refletir sobre a realidade, a cultura local e, ao mesmo tempo, questionar regras e papeis de cada um.
Jogando, a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Também estimula a psicomotricidade, favorecendo a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação.
Jogar é importante para deixar a criança relaxada, entendendo que há momento para tudo, inclusive para pensar com calma e aguardar a vez. Os jogos com regras exigem raciocínio e estratégia, além de impor limites que acabam favorecendo as relações com outras crianças e adultos. Junta-se a tudo isso a possibilidade de construir esses jogos, estimulando o trabalho em equipe.

Fonte: Por que o jogo é importante para as crianças? Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, junho de 2015. Disponível em www.ebc.com.br/infantil